Secretário-geral das Nações Unidas avisa candidatos que devem aceitar resultados. Ramos-Horta pode suceder a Xanana
Secretário-geral das Nações Unidas avisa candidatos que devem aceitar resultados. Ramos-Horta pode suceder a XananaO mundo tem os olhos postos em Timor-Leste, alertou hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, referindo-se a eventuais incidentes depois do fecho das urnas para as primeiras eleições presidenciais desde a independência do país em 2002. as urnas fecharam às 16 horas locais (8 da manhã em Lisboa), sem que se tenham verificado problemas durante o dia.
Ban Ki-moon apelou a todos que respeitem os resultados eleitorais e instou a comunidade internacional a manter o apoio ao país. O secretário-geral das Nações Unidas sublinhou ainda a estreita colaboração entre a Missão Integrada das Nações Unidas em Timor-Leste com as autoridades do território, para manter a calma e a segurança numa operação logística complicada, quando escasseiam as vias de acesso às regiões mais recônditas. apesar de pequeno, Timor-Leste tem uma geografia extremamente acidentada, com algumas montanhas acima dos 2500 metros de altitude.
Hoje, o mundo tem os olhos postos em vocês. Desejo-vos o melhor neste dia de eleições, e nas semanas e meses que se seguem. apelo a todos os candidatos e aos seus apoiantes que aceitem os resultados de forma pacífica, disse Ban Ki-moon, num mensagem difundida por vídeo.
Esta segunda-feira à tarde, a TSF dava como provável a vitória de José Ramos-Horta, antigo prémio Nobel da Paz, como D. Ximenes Belo, e actual primeiro-ministro, que suspendeu o mandato para se candidatar e recebeu o apoio declarado de Xanana Gusmão, o actual Presidente da República. Segundo a TSF, Ramos-Horta estará à frente em sete dos 16 distritos eleitorais, entre eles os dois maiores, Díli e Baucau.
Os outros candidatos mais votados serão, ainda de acordo com as informações recolhidas pela estação portuguesa, Fernando La Sama, Lúcia Lobato e Francisco Guterres Lu-Olo, os dois primeiros das gerações mais novas, o último candidato da Fretilin, partido com maioria parlamentar, que a confirmar-se este lugar teria assim uma grande derrota.