“Depois de tomar vinagre, Jesus exclamou: “Tudo está consumado?. E, inclinando a cabeça, expirou” (João 19, 30)
“Depois de tomar vinagre, Jesus exclamou: “Tudo está consumado?. E, inclinando a cabeça, expirou” (João 19, 30)Meditação
Jesus não sofreu a Paixão e a Morte uma vez só: Ele continua a vivê-las ainda hoje, na pessoa de tantos irmãos e irmãs nossos. Por esse mundo fora, são vítimas de violência, abusos e morte. as vítimas mais indefesas são, como sempre, as crianças.
Eis um exemplo concreto: de acordo com um estudo das Nações Unidas, cerca de 150 milhões de meninas (14 por cento da população infantil do planeta) são anualmente vítimas de abusos sexuais, bem como 7 por cento dos meninos. Entre 80 e 93 por cento das crianças recebem maus-tratos em casa; 82 milhões de meninas são forçadas a casar antes dos 18 anos; muitas outras são vítimas de violência física por parte do companheiro. Por fim, em 106 países ainda são permitidos castigos corporais nas escolas.
a violência sobre as crianças é socialmente aceitável a nível global. até chega a ser considerada como normal. Estas e outras formas de violência deixam graves marcas psicológicas a longo prazo.
Recordando a Paixão e Morte de Cristo, não podemos ficar indiferentes com estes dados. Jesus tinha um amor muito especial pelas crianças. Um mundo mais justo implica forçosamente um respeito maior por todo o ser humano, em particular pelo mais indefeso. Que faço eu para transformar o mundo à minha volta?