à Maria do Carmo se devem os primeiros passos que trouxeram a equipa de animação missionária da Consolata até Escariz. é a coordenadora de um grupo de mais de vinte jovens
à Maria do Carmo se devem os primeiros passos que trouxeram a equipa de animação missionária da Consolata até Escariz. é a coordenadora de um grupo de mais de vinte jovensTudo começou na preparação do Dia Mundial das Missões, em Outubro de 2006. Na internet descobriram os Missionários da Consolata e contactaram-nos. O padre Maurício liderou a equipa missionária que animou aquela data para os grupos de jovens de Fermedo, Escariz e Mansores. Desde então, o vínculo manteve-se. a partir de Janeiro de 2007 realizam , mensalmente, actividades de cariz missionário.
O grupo reúne todas as semanas e conta com jovens, na maioria estudantes, entre os 17 e os 24 anos. Foram eles que fizeram os preparativos de alojamento e apoio ao grupo que veio celebrar a Páscoa Jovem. Também eles participam na animação da eucaristia, no dia de acolhimento. Um dos jovens da terra, Sérgio, é um dos pascoalinos. O grupo de Escariz também visita idosos, pelo menos quatro vezes por ano, além de outras actividades. É preciso puxar por eles, assinala a jovem de 28 anos. Mas não vêm por obrigação ou por frete às reuniões, salvaguarda.
Para esta Páscoa Jovem, os elementos dos três grupos tiveram formação mensal, nos últimos meses. Muitos jovens inscreveram-se para participar, mas nem todos foram seleccionados.
Isabel Oliveira é a coordenadora do grupo de jovens de Fermedo, uma paróquia vizinha de Escariz. De 34 anos, acompanhou a Ceia hebraica que considerou de interessante, depois de, no primeiro dia, o grupo ter animado a eucaristia de acolhimento ao grupo. Hoje, Sexta-feira Santa, o grupo de jovens de Fermedo participa nas cerimónias e Via-sacra da paróquia. Isabel participou ainda na celebração da Paixão e na adoração da Cruz.
Os elementos do Trust Legion (em português, Legião da Confiança), reúnem-se semanalmente. Oração, discussão de um tema, reflexão e lazer são as linhas orientadoras que os ocupam, respectivamente, no primeiro, segundo, terceiro e quarto encontro do mês. Paralelamente à formação, o grupo dedica-se à acção com a animação da eucaristia bem como as visitas a idosos.