Congresso Internacional sobre o Mistério Trinitário de Deus realiza-se de 9 a 12 de Maio e é mais uma iniciativa do programa comemorativo dos 90 anos das aparições de Fátima
Congresso Internacional sobre o Mistério Trinitário de Deus realiza-se de 9 a 12 de Maio e é mais uma iniciativa do programa comemorativo dos 90 anos das aparições de FátimaO mistério da Santíssima Trindade é o maior mistério da nossa fé. Resulta de Jesus Cristo se ter revelado como Filho de Deus, numa comunhão total e única com o Deus a quem chamava Pai com o Espírito Santo que procede simultaneamente do Pai e do Filho. Esta comunhão de amor é de tal ordem que significa uma única identidade divina em que subsistem o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
O presidente da Comissão científica do congresso sobre a Santíssima Trindade que decorrerá de 9 a 12 de Maio, Henrique Noronha Galvão, traça as linhas gerais deste congresso internacional. a partir da invocação inicial da oração do anjo, Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, o congresso pretende mostrar, na primeira parte (Revelação e Doxologia), como o mistério fundamental da fé cristã se revela na Sagrada Escritura e de que modo estrutura a oração litúrgica da Igreja (lex orandi, lex credendi).
Na segunda parte (Crer para entender), acompanha a história desta doutrina, marcada pelo combate à falsa gnose (o que se reveste de grande actualidade): na sua reflexão se empenharam, até aos dias de hoje, os grandes vultos da Teologia, no Oriente e no Ocidente, cabendo ao Magistério traçar o caminho de fidelidade à revelação de Jesus Cristo.
Na terceira parte (Fonte de amor, luz e vida), procura colher da sua meditação elementos para uma renovada compreensão do Homem, da Sociedade e da Igreja, bem como atender à piedade dos simples, pelo conhecimento das devoções populares e revelações particulares, no contexto do sensus fidei da comunidade eclesial.
Henrique Noronha de Galvão assinala que a colaboração de grandes especialistas, portugueses e estrangeiros (provenientes de seis países), entre os quais seis bispos, garantem um alto nível de reflexão sobre tão grande mistério da nossa fé. Há também um apelo a toda a humanidade para que se abra ao horizonte de esperança que, desta forma, o amor Misericordioso de Deus representa para todos os que se convertem.