” a fé não é um privilégio ou um monopólio de poucos; todos podem alcançá-la, através da pregação dos bispos, e, principalmente, do bispo de Roma”
” a fé não é um privilégio ou um monopólio de poucos; todos podem alcançá-la, através da pregação dos bispos, e, principalmente, do bispo de Roma”Bento XVI defendeu que o verdadeiro ensinamento não é o inventado pelos intelectuais; a única fé é a que provém de Jesus e de Deus, transmitida pelos apóstolos. Não existe uma doutrina secreta por detrás da crença comum da Igreja.
a fé cristã, afirmou o Pontífice, é única e pública, inspirada pelo Espírito Santo, destinada a todos os povos, e não elitizada ou intelectualizada, ao contrário do que afirmaram várias heresias durante os séculos.
Na habitual audiência das quartas-feiras, na praça de São Pedro que junta milhares de fiéis, o Papa, com base nos ensinamentos de Santo Irineu, teólogo que viveu entre os séculos II e III da era cristã, aconselhou: Quem quiser conhecer a verdadeira doutrina, abra-se à pregação do Evangelho . a fé – defendeu ainda – baseia no credo dos apóstolos, transmitido aos bispos com uma cadeia nunca interrompida.
Entre os fiéis e peregrinos que participaram da audiência Geral desta quarta-feira estava um representativo grupo do Movimento de Schoenstatt, fundado pelo padre Kentenich e presente em mais de 90 países.