Um acordo de paz entre milicianos filo-talibãs, chefes tribais e autoridades paquistanesas terá sido assinado em Bajaur
Um acordo de paz entre milicianos filo-talibãs, chefes tribais e autoridades paquistanesas terá sido assinado em BajaurFontes oficiais do distrito de Bajaur, uma das sete áreas tribais de administração autónoma, junto da fronteira com o afeganistão, anunciam um acordo de paz assinado em Khar, capital do distrito, refere a agência Misna.
É semelhante aos acordos assinados em 2005 no sul de Waziristan e, em 2006, no norte. O acordo prevê a renúncia dos milicianos talibãs locais a actividades armadas em troca da cessação dos ataques do exército paquistanês e a anulação dos mandatos de captura sem motivo.
além disso os talibãs paquistaneses comprometem-se a não dar guarida aos combatentes estrangeiros e a expulsá-los do distrito. as autoridades garantem que só intervirão na área com a mediação dos chefes tribais locais.
Dois raides militares do Paquistão, ocorridos o ano passado, contra bases dos talibãs de Bajaur e contra uma escola corânica cheia de estudantes, em Khar, levantaram uma onda de protestos da população.
Desde a queda do regime talibã no afeganistão o governo de Islamabad procura fazer alianças com as populações tribais que mantêm relações étnicas e ideológicas com os talibãs afegãos. Pretendem assim impedir que os milicianos e terroristas activos do afeganistão encontrem apoio no território paquistanês.
Nos últimos dias deram-se vários confrontos no sul do Waziristan entre milicianos filo-talibãs estrangeiros e os guerrilheiros tribais locais. Daí resultaram 160 mortos, dos quais 130 seriam combatentes estrangeiros, do Uzbequistão e da Chechénia.