Mais de quinhentas crianças e jovens sofreram maus-tratos fí­sicos ou psicológicos, durante o ano de 2006. Ou seja, uma em cada quatro crianças é maltratada por semana
Mais de quinhentas crianças e jovens sofreram maus-tratos fí­sicos ou psicológicos, durante o ano de 2006. Ou seja, uma em cada quatro crianças é maltratada por semanaOs maus- tratos infantis são uma realidade dolorosa, responsável por altas taxas de mortalidade e morbilidade. O estudo dos investigadores da Universidade Fernando Pessoa e do Centro Mãe de Água revela que 249 crianças entre os zero e os dez anos foram vítimas de maus-tratos físicos ou psicológicos. O mesmo aconteceu a 244 crianças e jovens com idades entre os 11 e os 17 anos.
a criança é um indivíduo com menos recursos para aguentar e escapulir-se à violência indica o estudo de Sónia Teixeira, Erin Cunha e ana Sani.
Os números da aPaV indicam que 81 das vítimas tinha entre seis e dez anos, 33 tinha menos de três e 28 tinham quatro e cinco anos. Registaram-se 153 casos de violência doméstica contra jovens entre os 11 e os 17 anos.
Os actos praticados contra estas crianças e jovens foram principalmente maus-tratos psíquicos, logo seguidos de maus-tratos físicos. Os autores destes crimes de violência doméstica são principalmente o pai e a mãe, em 73,2 por cento dos casos. Em segundo lugar aparece o padrasto ou a madrasta, em 10,5 por cento das situações. Em 3,1 por cento dos casos, o agressor foi outro familiar, enquanto os avós e os conhecidos surgem como autores das agressões em 1,4 por cento das situações.
Durante o ano de 2006, a associação recebeu um total de 7. 935 processos e acompanhou 6. 772 vítimas, que foram alvo de 15. 758 crimes.