Informações contraditórias e confusas dão conta da morte de, pelo menos, uma pessoa num bairro da capital
Informações contraditórias e confusas dão conta da morte de, pelo menos, uma pessoa num bairro da capitalHarare está sob tensão e informações contraditórias e confusas dão conta da morte de, pelo menos, uma pessoa, atingida pela polícia zimbabweana, no decurso de confrontos nas ruas de Highfield, um bairro degradado da capital do país. Já em Fevereiro, este bairro tinha sido palco de incidentes.
Um comunicado de Elias Mudzuri, secretário do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na sigla inglesa), na oposição, divulgado pelo próprio partido, é referida a morte de uma mulher, Dift Tandare, mas no site do mesmo MDC refere-se a morte de um homem adulto, citando o mesmo Mudzuri.
Outras notícias dão conta das prisões, não totalmente confirmadas, de dois dirigentes da oposição, Morgan Tsvangirai, sindicalista, acusado pelo Presidente Robert Mugabe – que está no poder desde 1980 – de estar a soldo do colonialismo britânico, e arthur Mutambara, dirigente de uma das facções do MDC.
a polícia tinha proibido esta manifestação em Highfield, invocando os incidentes de Fevereiro, como tem proibido todas as manifestações políticas. Segundo as autoridades, Tsvangirai foi detido (ou interpelado, segundo várias fontes) por ter instigado à violência.
a situação de Zimbabwe agravou-se drasticamente nos últimos anos, com Robert Mugabe a instaurar uma reforma agrária negra, retirando as terras a agricultores brancos, mesmo aos que estavam no país desde a independência. Em Janeiro, a inflação atingia os 1700 por cento, com os preços de alimentos e de energia a dispararem para níveis incomportáveis para a população. O desemprego atinge 80 por cento. É neste caldeirão social que se podem explicar os acontecimentos no país.