Encontro reúne activistas, académicos e políticos de todas as regiões do mundo “a favor da paz” em Quito
Encontro reúne activistas, académicos e políticos de todas as regiões do mundo “a favor da paz” em QuitoTermina amanhã em Quito, capital do Equador, uma Conferência Internacional contra as Bases Militares Estrangeiras, que se inscreve numa rede que pretende a abolição do militarismo .
Organizada pela Rede Mundial No-Bases (International Network for the abolition of Foreign Military Bases, ou seja, a Rede Internacional para a abolição de Bases Militares Estrangeiras), o encontro reúne activistas, académicos e políticos de todas as regiões do mundo a favor da paz .
O alvo da conferência parece óbvio: os Estados Unidos da américa, uma vez que só os americanos têm 95 por cento das bases militares instaladas em territórios de outros países. Mas os organizadores pretendem um objectivo mais vasto para a reunião, ao analisarem o papel das bases militares estrangeiras e outras formas de presença militar estrangeira dentro da estratégia de dominação mundial e os seus impactos sobre a população e o meio ambiente .
Segundo os dados da Rede Mundial No-Bases, os restantes cinco por cento de bases militares instaladas em países estrangeiros pertencem à França, ao Reino Unido, à Índia e a outros países não discriminados. a rede nasceu no Fórum Social Mundial e congrega cerca de 300 organizações civis.