Portugal é um dos países da União Europeia onde o risco de pobreza é mais elevado, sobretudo entre as pessoas que trabalham
Portugal é um dos países da União Europeia onde o risco de pobreza é mais elevado, sobretudo entre as pessoas que trabalhamOs dados divulgados pela Comissão Europeia indicam que 20 por cento dos portugueses viviam, em 2004, abaixo do limiar de pobreza. apenas a Polónia e a Lituânia se encontravam atrás de Portugal, com 21 por cento de pobres.
Portugal tem o pior resultado da União Europeia num outro indicador, o dos trabalhadores pobres, o que significa que o salário não protege contra a precariedade. 14 por cento dos portugueses com emprego vivem abaixo do limiar de pobreza, contra 8 por cento no conjunto dos 27 países do grupo europeu.
Mais expostas ao risco de pobreza encontram-se, segundo Bruxelas, as crianças, 24 por cento; e os idosos com mais de 65 anos, 28 por cento. Este risco é agravado com o aumento do desemprego e a elevada taxa de abandono escolar bem como o baixo nível de escolaridade dos jovens.
a Comissão Europeia aconselha Portugal a garantir a efectiva inserção social dos grupos de risco , através da adopção de medidas ligadas ao rendimento mínimo, e melhorar os níveis de qualificação dos desempregados, sobretudo dos menos qualificados e dos jovens.