Carlo Maria Martini deixa de poder participar no colégio cardinalí­cio que designe o novo bispo de Roma, ao fazer 80 anos
Carlo Maria Martini deixa de poder participar no colégio cardinalí­cio que designe o novo bispo de Roma, ao fazer 80 anosO próximo Papa já não contará entre os seus eleitores com Carlo Maria Martini, prelado carismático da Igreja italiana e antigo arcebispo de Milão, tido como figura de proa da ala liberal e que perdeu a possibilidade de se sentar na cadeira de Pedro à medida que o pontificado de João Paulo II se estendia no tempo e batia recordes sucessivos.
Esta quinta-feira, ao completar 80 anos, Carlo Martini deixa de poder participar no colégio cardinalício que designa o novo Sumo Pontífice, o único a quem não é imposto limite de idade para resignar. Martini foi sempre apontado como um rival intelectual de Joseph Ratinzger, o agora Papa Bento XVI.
Teólogo de renome, grande figura intelectual, autor de diálogos com o filósofo italiano Umberto Eco ( Em que crê quem não crê? , edição portuguesa da Gráfica de Coimbra, 2000), o prelado vive hoje retirado num mosteiro em Jerusalém, afectado pela doença de Parkinson, depois de ter resignado ao cargo de arcebispo de Milão, em 2000.