Conjunto de especialistas ajudará a desenhar as “trajectórias e contextos” de quem hoje vive e procura Deus
Conjunto de especialistas ajudará a desenhar as “trajectórias e contextos” de quem hoje vive e procura Deusas novas procuras de Deus vão ser objecto de mais uma Semana de Estudos Teológicos, que decorrerão na Faculdade de Teologia de Lisboa, de 12 a 16 de Fevereiro. Durante os cinco dias de debates, um conjunto de especialistas ajudará a desenhar as trajectórias e contextos de quem hoje vive e procura Deus.
Segundo uma nota da organização desta 28a Semana, o cristianismo deve estar historicamente preparado para responder aos novos desafios, na medida em que se apresenta, desde as origens, como proposta de identificação crente que exige uma adesão pessoal, longe das formas religiosas mais correntes na época, fundadas na ancestralidade familiar ou na ordem da civilidade.
a partir de uma conferência sobre a construção da identidade no cristianismo das origens, de José Tolentino Mendonça, os participantes serão depois conduzidos a reflectir sobre novas mediações, estéticas, espirituais e religiosas, que muitas vezes escapam aos quadros da institucionalidade e normatividade religiosas.
Outro aspecto que percorrerá a Semana é da necessidade da grande narrativa eclesial [acolher] a pequena narrativa do sujeito crente, numa época marcada pelo desejo de descoberta e realização de si.
Informações e inscrições podem ser feitas junto da Direcção da Faculdade de Teologia da Universidade Católica direccao@ft. ucp.pt.