Plano pastoral da diocese de San Cristóbal de las Casas previa presbiterado para diáconos permanentes. Um equívoco, diz prelado
Plano pastoral da diocese de San Cristóbal de las Casas previa presbiterado para diáconos permanentes. Um equívoco, diz prelado

Um bispo mexicano veio dizer que não ordenará padres os diáconos casados da sua diocese, San Cristóbal de las Casas, acatando as indicações do Vaticano e contrariando o Plano Diocesano de Pastoral.

De acordo com a agência de notícias Notimex, citada pela Zénit, o cardeal Francis arinze, prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, escreveu uma carta – em Setembro mas só agora tornada pública -, ao bispo Felipe arizmendi Esquivel, em que reitera a posição da Congregação para a Doutrina da Fé, de que o número 58 do Plano Diocesano de Pastoral e o Directório para o Diaconado Permanente de San Cristóbal de las Casas devem ser corrigidos pois contêm graves ambiguidades doutrinais e pastorais.

Estes esclarecimentos surgem depois dos meios de comunicação social locais e nacionais terem dito que esta diocese mexicana, no Estado de Chiapas, se preparava para ordenar sacerdotes alguns indígenas casados.

a agência Notimex dizia que o Vaticano cancelou por [ser] inadmissível’ parte do plano pastoral da diocese de San Cristóbal de las Casas, Chiapas, o qual prevê a abertura à ordenação sacerdotal de indígenas casados. Para arizmendi Esquivel tratou-se de um equívoco, na formulação do referido parágrafo 58, de tornar claro se os diáconos permanentes seriam levados ao sacerdócio, um desejo acalentado por várias paróquias e comunidades.

D. arizmendi Esquivel sublinhou esta recusa: Deve ficar muito claro, e repito-o com insistência: não encorajamos a expectativa de um diaconado permanente orientado para o sacerdócio [casado]’. Não promovemos o sacerdocio de diáconos casados. E insistiu: Escutámos os pedidos de alguns fiéis nesse sentido, mas não acalentamos essa esperança. Os diáconos permanentes são permanentemente diáconos e não os encaminhamos para o presbiterado.