Debate com autor de obra que se apresenta como uma “desconstrução dos estereótipos” sobre a Companhia de Jesus
Debate com autor de obra que se apresenta como uma “desconstrução dos estereótipos” sobre a Companhia de JesusOs mitos sobre os jesuítas serão o ponto de partida para uma conversa em jeito de tertúlia, na terceira sessão do Clube Literário Bulhosa, que se realiza terça-feira, dia 30, às 21h, na Livraria Bulhosa do Oeiras Parque, em Oeiras. a conversa não deixará de abordar as histórias de uma das congregações simultaneamente mais fascinantes e mais controversas da história portuguesa e europeia, como avisa a editora.
annabela Rita conversará com José Eduardo Franco, o autor de O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil, no Oriente e na Europa, um livro cujo primeiro volume foi considerado pela crítica entre os melhores de 2006. O trabalho completa-se este ano com a edição do segundo volume, também com a chancela da Gradiva.
Uma intensa investigação de sete anos traduz-se nestes dois volumes, qur procuram lançar luz sobre a natureza e a acção da Companhia de Jesus e em torno da propaganda de ataque e de defesa dos Jesuítas ao longo de quase cinco séculos de história. De acordo com a apresentação do livro, há uma desconstrução dos estereótipos com O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil, no Oriente e na Europa. Neste texto é proposto um roteiro para a compreensão global do mito da conspiração que se gerou à volta dos Padres da Companhia em que se empenharam figuras políticas cimeiras do nosso país.
O autor é historiador, poeta e ensaísta, especializado em História da Cultura. Os seus trabalhos de investigação centraram-se no campo da mitologia portuguesa, de que estes dois volumes de O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil, no Oriente e na Europa é a última expressão.