Livro do secretário do Papa Wojtyla diz que este colocou a possibilidade de sair em 2000, com 80 anos
Livro do secretário do Papa Wojtyla diz que este colocou a possibilidade de sair em 2000, com 80 anosCom uma saúde cada vez mais frágil, João Paulo II ponderou resignar em 2000, ao completar 80 anos, revela um livro a ser editado pelo cardeal Stanislaw Dziwisz, segundo a imprensa italiana de hoje, citada pela aFP. O Papa João Paulo II pensou em 2000, quando tinha 80 anos, resignar e convocar uma cimeira restrita ao mais alto nível da Cúria [romana], para decidir o caminho a seguir, afirma aquele que foi durante 40 anos o seu secretário pessoal.
O cardeal Dziwisz, actualmente arcebispo de Cracóvia, o lugar que Karol Wojtyla ocupava quando foi escolhido Papa, escreveu Uma vida com Karol, que será lançado quarta-feira em Itália.
Lembra a aFP que, de acordo com o testamento espiritual de João Paulo II, tornado público uns dias depois da sua morte a 2 de abril de 2005, o Papa tinha pensado resignar em 2000 mas entendeu que se Deus o tinha salvo no atentado da Praça de São Pedro, em 1981, também lhe indicaria o momento de eventualmente deixar as suas funções.