Na primeira reunião foi assinalada a vontade de se conhecerem melhor e de criarem esta associação que está a dar os primeiros passos
Na primeira reunião foi assinalada a vontade de se conhecerem melhor e de criarem esta associação que está a dar os primeiros passosÀ margem do congresso anual da associação de Reitores de Santuários (aRS) de França, realizou-se reunião entre 19 reitores de santuários portugueses da qual nasceu o desejo da criação de uma associação de reitores de santuários de Portugal, à semelhança da congénere francesa, fundada em 1974.
a criação da associação portuguesa de reitores é mais que uma ideia, é já um desejo, poderemos dizer que já está em marcha , afirmou o reitor do Santuário de Fátima.
Já criada uma comissão, composta por três elementos que reunirá para preparar um primeiro encontro de trabalho, agendado para Janeiro de 2008. Integram a comissão os reitores dos Santuários de Cristo Rei, de Schoenstatt (aveiro) e de Balazar.
a ideia de juntar em Fátima os reitores franceses e os portugueses foi lançada pelo presidente da aRS, monsenhor Patrick Jacquin, reitor do Santuário de Notre Dame de Paris e presidente da associação francesa.
Lançado o desafio, o Santuário de Fátima enviou aos bispos portugueses um pedido de envio de listagem dos santuários existentes em cada diocese do país.