a febre do ouro, na amazónia, está a atrair milhares de brasileiros de fracos recursos.com o aumento de população em apuí­, teme-se a devastação da floresta e os níveis elevados de poluição ambiental
a febre do ouro, na amazónia, está a atrair milhares de brasileiros de fracos recursos.com o aumento de população em apuí­, teme-se a devastação da floresta e os níveis elevados de poluição ambiental a descoberta de jazidas de ouro está a provocar uma febre entre os pobres que deixaram tudo e se instalaram em apuí, na amazónia brasileira.
Nas últimas semanas, a pacata localidade recebeu três mil novos habitantes que se instalaram nas margens do rio Juma, onde se diz que há ouro. Ergueram barracas para pernoitar e, enquanto há sol, peneiram a areia em busca da fortuna. Os garimpeiros vindos de todo o lado trouxeram um novo movimento à cidade, com o comércio a florescer.
O grande senão, a nível ambiental, é que estão a ser abatidas árvores em catadupa e a procura de ouro está a deixar rastos poluentes nas águas dos rios, devido ao mercúrio utilizado. a situação pode vir a agravar-se, já que o número de garimpeiros deverá aumentar substancialmente, tendo em conta os sucessos obtidos. Há pessoas que já conseguiram encontrar, num só dia, cerca de 500 gramas de minério, com um valor na ordem dos 19. 500 reais. O ordenado mínimo de um brasileiro ronda os 350 reais mensais.
Caso não sejam tomadas medidas imediatas para controlar o número de pessoas e a utilização dos diversos materiais, teme-se que a região possa vir a sofrer os mesmos efeitos que quase devastaram a Serra Pelada, onde a febre do ouro levou, na década de 1980, mais de 30. 000 pessoas.
Para já, o número de garimpeiros em apui ainda não se compara, mas as estimativas apontam para que possa vir a aumentar substancialmente.
aPUÍ: fundação em 1989; altitude : 135 m; população: 13. 820 habitantes; área total: 54. 251 km²; densidade demográfica: 0,25 hab/km².