Bento XVI esteve no referitório social da Cáritas de Roma, na sua primeira visita fora do Vaticano em 2007
Bento XVI esteve no referitório social da Cáritas de Roma, na sua primeira visita fora do Vaticano em 2007Na sua primeira visita fora dos muros do Vaticano, em 2007, o Papa Bento XVI recordou a mensagem do Natal: Deus veio porque nos ama. Os destinatários eram os que todos os dias procuram uma refeição quente no refeitório social da Cáritas de Roma.
O Papa visitou o centro de acolhimento, o refeitório e o presépio montado por voluntários e hóspedes deste centro fundado em 1983 na capital italiana, e que em 23 anos já serviu mais de nove milhões de refeições. À entrada do refeitório, Bento XVI descobriu e benzeu uma placa comemorativa de uma visita anterior de João Paulo II, em Dezembro de 1992.
Neste refeitório, que num certo sentido se pode considerar o símbolo da Cáritas de Roma, é possível perceber a presença de Cristo no irmão que tem fome e em quem lhe dá de comer. aqui se pode experimentar que, quando amamos o próximo, conhecemos melhor a Deus: na gruta de Belém, Ele manifestou-se a nós na pobreza de um recém-nascido que necessitava de tudo, afirmou o Papa, para lembrar então a mensagem do Natal. Deus veio porque nos ama. Deus é amor, não um amor sentimental, mas um amor que se fez dom total até ao sacrifício na Cruz,