Jovens de todo o mundo participam em peregrinação. Participantes alojados em famílias de acolhimento
Jovens de todo o mundo participam em peregrinação. Participantes alojados em famílias de acolhimentoMilhares de jovens cristãos estão a chegar esta quinta-feira a Zagreb, que acolhe durante quatro dias o encontro anual da comunidade ecuménica de Taizé, segundo dados dos organizadores. Os jovens, que devem chegar aos 40 mil nesta peregrinação à capital croata, estão a chegar desde esta manhã de comboio ou autocarros.
Muitas centenas de autocarro devem chegar ao longo do dia. Cerca de 160 autocarros dirigem-se para Zagreb provenientes da Polónia, declarou à agência aFP o irmão Emile, da comunidade de Taizé, responsável pelas chegadas dos participantes.
Todos se encontrarão para a refeição da noite e a primeira oração terá lugar às 19h (uma hora a menos em Lisboa) em quatro salas do parque de exposições da capital croata, transformado nesta ocasião num vasto espaço de oração e reflexão.
Entre os participantes, são esperados oito mil polacos, mil ucranianos, centenas de russos, sérvios, bósnios, romenos e ainda suíços, alemães, franceses e canadianos. Em menor número, também são esperados participantes de Itália, Espanha e Portugal. Os jovens peregrinos serão acolhidos em 160 paróquias.
Os organizadores estão satisfeitos por alojarem os 40 mil jovens em famílias de acolhimento de Zagreb e arredores. Só conseguimos alojar todos os participantes em famílias na Polónia e em Portugal. É o terceiro país em que o conseguimos fazer, explicou o irmão Emile.