Bispo de Santarém recorda “condição muito actual e oportuna para alcançar a paz”, retomando palavras de Bento XVI
Bispo de Santarém recorda “condição muito actual e oportuna para alcançar a paz”, retomando palavras de Bento XVI a consideração pelo respeito pela vida e pela liberdade religiosa são dois pilares da paz, para o bispo de Santarém, numa mensagem para o Dia Mundial da Paz, que se celebra a 1 de Janeiro, intitulada Paz, dom e missão, divulgada esta quarta-feira.
No texto, Manuel Pelino recorda uma condição muito actual e oportuna para alcançar a paz ao citar as palavras do Papa Bento XVI, também na sua mensagem para este dia: O respeito da vida e da liberdade religiosa de cada um.
O respeito do direito à vida em todas as suas fases estabelece um ponto firme de importância decisiva: a vida é um dom de que o sujeito não tem completa disponibilidade. Igualmente, a afirmação do direito à liberdade religiosa põe o ser humano em relação com um princípio transcendente que o furta ao arbítrio do homem. O direito à vida e à livre expressão da própria fé em Deus não está nas mãos do homem.
Estas palavras vêm a propósito, diz o bispo de Santarém, para os portugueses: Que o debate público sobre a vida das crianças geradas no seio materno, que entre nós agora se realiza, nos esclareça sobre o encanto do dom da vida que todos devemos acolher, proteger e criar condições para que possa nascer e crescer feliz. a vida e a liberdade religiosa têm uma dimensão sagrada que todos devemos defender com empenho.