“Com viva apreensão penso, neste dia de festa, na região do Oriente Médio, ferida por numerosos e graves crises e conflitos, e faço votos que se abra a perspectivas justas e duradouras de paz”.
“Com viva apreensão penso, neste dia de festa, na região do Oriente Médio, ferida por numerosos e graves crises e conflitos, e faço votos que se abra a perspectivas justas e duradouras de paz”. antes da bênção Urbi et Orbi, o Papa expressou o desejo que depois de tantas vítimas, destruições e incertezas, sobreviva e prospere um Líbano democrático, aberto aos outros, em diálogo com as culturas e as religiões.
O Iraque também esteve na lembrança do Santo padre que apelou aos governantes a fim de que cesse a inaudita violência que ensanguenta o País e seja assegurada, a cada um dos seus habitantes, uma existência normal. Situações de guerra e sofrimento como a que se vive no Sri Lanka, o bispo de Roma pede que se ouça entre as partes beligerantes, o anseio das populações por um futuro de fraternidade e de solidariedade e para que no Darfur e em qualquer parte da África acabem de vez os conflitos fratricidas.
Nas palavras que dirigiu aos fiéis, o chefe da Igreja católica assinalou ainda que os mais pobres e desprotegidos, excluídos, marginalizados e tantos que são impedidos, por intolerâncias e discriminações, por intromissões políticas e coerções físicas e morais, de professar livremente a própria fé.