Cinquenta e nove por cento dos adultos, 29 por cento dos rapazes e 27 por cento das raparigas sofrem de sobrepeso ou obesidade na Europa, refere um relatório divulgado esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a agência das Nações Unidas, o excesso de peso “causa mais de 1,2 milhão de mortes por ano na Europa, além de aumentar os riscos de doenças não-transmissíveis, como cancro, problemas cardiovasculares e diabetes do tipo 2″. Neste contexto, a OMS alerta para um agravamento da “epidemia da obesidade” na Europa.

Atualmente, a “obesidade está relacionada com 200 mil novos casos de cancro por ano” no continente europeu, sendo que a Organização Mundial da Saúde acredita que o índice deverá subir nos próximos anos. Segundo a OMS, nenhum dos 53 países que fazem parte da região europeia estão no caminho para alcançar o objetivo de travar a taxa de obesidade até 2025.

A agência das Nações Unidas dedicada à saúde indica que as “causas da obesidade são muito mais complexas do que a mera combinação de uma dieta que não é saudável e falta de exercícios”. O relatório dedicado ao problema do excesso de peso aconselha a implementação de intervenções fiscais, como o aumento dos impostos sobre bebidas com açúcar, a restrição de anúncios para alimentos infantis não saudáveis, subsídios para alimentos saudáveis e o alargamento do acesso de serviços de saúde a pessoas obesas.