Foto: Santuário de Fátima

A Polícia de Segurança Pública (PSP) reforça a partir desta quarta-feira, 4 de maio, a sua presença policial nas vias rodoviárias urbanas, dando forma à operação “Peregrinação a Fátima 2022”, que vai decorrer até ao próximo dia 15. A iniciativa surge devido ao previsível aumento de peregrinos nas estradas, rumo ao Santuário de Fátima.

Em comunicado, a PSP refere que “assegura ações de visibilidade policial e acompanhamento aos peregrinos com o propósito de promover a coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos”. Ao longo dos próximos dias, a PSP indica que as vias onde circulam os peregrinos vão ser “especialmente visadas no controlo da velocidade de circulação automóvel”.

A PSP indica que, desde o passado mês de abril, tem dinamizado sessões de informação junto dos peregrinos, de forma a explicar a importância da adoção de comportamentos de segurança, como medidas de autoproteção na deslocação a pé. A Polícia de Segurança Pública aconselha os condutores a praticarem uma condução defensiva, e a reduzirem a velocidade de circulação nos centros urbanos.

Por sua vez, a PSP recomenda aos peregrinos que utilizem vestuário de cores claras e retrorrefletores, que circulem pelos passeios ou, na sua ausência, pelas bermas. Os peões devem também caminhar no sentido contrário ao trânsito, sem ocupar a faixa de rodagem. Já os grupos de peregrinos são aconselhados a caminhar em fila única.