Foto: EPA / Jon Hrusa

O Dia Mundial da Alimentação é assinalado este sábado, 16 de outubro, com o tema “As nossas ações são o nosso futuro”. Numa mensagem dedicada à data, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirma que “a fome está a aumentar no mundo”.

De acordo com o responsável, entre 720 e 811 milhões de pessoas enfrentaram a fome no último ano, verificando-se uma subida do número de pessoas a enfrentar este problema. “Quase 40 por cento da humanidade não consegue pagar por uma dieta saudável”, existindo três biliões de pessoas a viver este drama, alerta Guterres.

Além da importância dos alimentos para todos, o Dia Mundial da Alimentação é também uma data para apelar à ação e à união para que se possa garantir segurança alimentar no mundo. Por esta ocasião, a Organização das Nações Unidas reafirma o compromisso de se adotarem medidas transformadoras, de forma a fazer cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com sistemas alimentares que melhorem a nutrição, o meio ambiente e a vida de todas as pessoas.