A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro teve início na noite desta terça-feira, dia 12, no Santuário de Fátima. A presidir às celebrações está Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil. Em Fátima, o cardeal fez referência ao “tempo tão difícil da pandemia” vivido atualmente, e que gera “tantos desafios” para “tantos irmãos e irmãs que sofrem as consequências da pandemia, especialmente, os enfermos, os pobres e as famílias enlutadas”.

Perante tantos peregrinos que percorreram nos últimos dias as estradas de Portugal rumo a Fátima, o cardeal brasileiro lembrou que “peregrinar exige” atenção “ao próximo que deve ser reconhecido e amado como irmão”. “Nós somos chamados a caminhar unidos”, frisou o arcebispo de São Salvador da Bahia.

No entanto, o percurso de cada pessoa deve contar com uma “atenção especial a quem não consegue caminhar porque se encontra fragilizado, sofredor”, alertou o cardeal, que pediu depois “especial atenção”, às “ovelhas feridas e errantes do rebanho”. “Nós somos chamados a estender as nossas mãos para os que mais sofrem. As mãos que se erguem em oração confiante devem ser também mãos que se estendem na caridade para com o próximo mais sofredor”, disse Sérgio da Rocha, perante um recinto de oração repleto de peregrinos de diversos pontos do país e do mundo.