Foto: Santuário de Fátima

A Peregrinação Internacional Aniversária de outubro a Fátima vai ser presidida por Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia, e primaz do Brasil. A última grande peregrinação do ano à Cova da Iria “regista pela primeira vez desde o início da pandemia, o maior grupo de peregrinos de nacionalidade diferente”, referem os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Estão inscritos nesta jornada 48 grupos de peregrinos. Entre eles, grupos internacionais oriundos de países como a Alemanha, Bélgica, El Salvador, Eslováquia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Polónia, Reino, Suíça, Estados Unidos da América, e “um grupo filipino residente na Holanda”, adianta o templo mariano da Cova da Iria. Portugal conta com 19 grupos de peregrinos, provenientes de 12 dioceses.

Apesar de atualmente estar a decorrer um “progressivo e responsável desconfinamento, será obrigatório o uso da máscara e a higienização das mãos à entrada do recinto”, indica o Santuário de Fátima, adiantando que “serão reforçadas algumas informações aos peregrinos pelo recurso a sinalética adicional à já existente”.

Ainda no contexto da atual pandemia, o santuário mariano “recomenda especial cuidado e prudência aos peregrinos e participantes que façam parte de um grupo de risco e que pretendam participar nas celebrações”. Tendo em consideração a “afluência de peregrinos em elevado número em algumas zonas específicas, reforça-se a delimitação de alguns espaços de maneira a criar perímetros de segurança e a gerir o acesso a locais suscetíveis de aglomerações”, explica o santuário. A jornada terá início às 21h30 desta terça-feira, 12.