A iniciativa ‘Terço das crianças’ acontece esta segunda-feira, 18 de outubro, inspirando-se nas palavras do Santo Padre Pio – “O mundo mudará quando um milhão de crianças rezar o Rosário”. O epicentro desta jornada de oração terá lugar na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, e vai contar com “transmissão em direto desde a Capelinha das Aparições não só para Portugal mas também para todo o mundo através da internet”, referem os serviços de comunicação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), organismo que promove a iniciativa.

A presidir a este momento na Cova da Iria vai estar António Marto, cardeal de bispo na diocese de Leiria-Fátima. Esta iniciativa decorre anualmente, contando com a participação de “milhares de crianças em mais de 130 países”, e tem como propósito a oração “pela paz no mundo”. O ano passado confirmaram a sua participação no site da Fundação AIS “mais de 509 mil crianças” de “pelo menos 136 países”, sendo que este ano se calcula que a participação dos mais novos possa aumentar.

O Papa Francisco tem dado conta da sua estima por esta ação. “Encorajo esta bela iniciativa que une crianças de todo o mundo, que vão rezar especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia”, disse no último ano o Sumo Pontífice. Segundo Mauro Piacenza, cardeal e presidente internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, este ano, a iniciativa será uma ocasião para motivar uma reflexão sobre os diversos problemas que afligem pessoas em todo o mundo. “A fome, a pobreza, a corrupção, o terrorismo, a profanação da vida humana e a destruição da criação afetam milhões de pessoas”, lamenta o responsável.