Foto: Helpo ONGD

Uma campanha que decorreu recentemente em Portugal permitiu reunir “31.232 euros para apoiar milhares de crianças em Moçambique”, refere a Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida nesta iniciativa.

“Estamos muito felizes com o sucesso desta iniciativa, sobretudo tendo em conta o difícil contexto que estamos a atravessar. Esta recolha de fundos é fundamental para tornar mais fácil a educação de milhares de crianças no norte de Moçambique, onde há mais de 800 mil pessoas deslocadas, metade das quais crianças, em fuga aos ataques armados de Cabo Delgado”, explica o organismo português.

A ONGD nacional refere que as crianças que vão beneficiar com o resultado desta campanha “deixaram tudo para trás, ficaram sem teto”, e, para elas, a escola revela-se como um “lugar de segurança, de convivência e estabilidade, e de esperança num futuro que teima em ser risonho”. Em nome das crianças deslocadas de Cabo Delgado, a Helpo agradece a “disponibilidade, generosidade e genuíno empenho de todos os envolvidos no sucesso desta campanha”.

Com o nome “Para as crianças deslocadas, a escola é uma primeira casa” a campanha tornou-se possível “graças ao empenho e dedicação de centenas de voluntários, e à generosidade de milhares de clientes do Pingo Doce”, espaços onde a iniciativa teve lugar entre os passados dias 1 e 13 de setembro.