Foto: Diocese de Tete

A Escola Completa Irmã Vera Occhiena de Moatize, em Moçambique, conta agora com um “bloco de novas salas e um bloco administrativo”, que foram inaugurados esta sexta-feira, 24 de setembro, informa a diocese de Tete. O espaço escolar pertence às Irmãs Salesianas e é uma “escola comunitária com qualidade educativa comprovada”, destaca a diocese moçambicana.

Fundada em 2008, a Escola Vera Occchiena “conta com 820 alunos da 1ª à 7ª classe”. Coube a Diamantino Antunes, missionário da Consolata e bispo de Tete, presidir Eucaristia, à oração e bênção do novo edifício, “na presença das autoridades da educação e de professores e alunos da escola”. A cerimónia foi também uma ocasião para celebrar os 70 anos da presença em Moçambique das Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, também conhecidas como religiosas Salesianas.

A celebração foi um momento para a “comunidade educativa agradecer a Deus pela generosa e dedicada contribuição das Irmãs Salesianas à educação da juventude Moçambicana”. “Gratidão por tudo: pela perseverança, pela vida doada e pela educação transmitida a gerações de moçambicanos”. As religiosas têm trabalhado no Lar da Criança na cidade de Tete, na Aldeia SOS no Matundo, assim como em Changara e em Moatize.