Foto: Diocese de Tete

Há uma nova escola primária completa na vila de Zobuè, no bairro de Kanyokanyoka, em Tete (Moçambique). A estrutura conta com “seis salas de aulas”, distribuídas por “dois blocos” e, conta também com “uma sala de professores”, informa a diocese de Tete.

A obra é o resultado da ação de Serafino Piras, leigo missionário ao serviço da diocese de Tete, que “quando soube que os 1.200 alunos da escola tinham aulas ao relento, debaixo das árvores”, mobilizou os recursos necessários para a construção da escola. Foi ele quem “financiou a construção e orientou os trabalhos”, destaca da diocese moçambicana. Os pais dos alunos “contribuíram com os tijolos” para a edificação do espaço.

Todos os intervenientes nesta ação expressam o seu “agradecimento ao senhor Serafino e à diocese de Tete por esta importante ajuda”. A nova escola foi inaugurada na última segunda-feira, 6 de setembro, tendo sido benzida por Diamantino Antunes, missionário da Consolata e bispo de Tete. A cerimónia “contou com a presença das autoridades locais, professores, alunos e encarregados de educação”. Nesta ocasião, o bispo de Tete abençoou também a “primeira pedra da construção da Capela de São Tiago, que irá erguer-se no mesmo bairro periférico de Zobuè, próximo da escola primária”.

Tagged: