Foto: Agência Ecclesia

Dez jovens de Portugal entregaram a dez jovens de Espanha os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), dando início a uma peregrinação pelas dioceses espanholas. A iniciativa envolveu a passagem da fronteira portuguesa de Vilar Formoso, e contou com a participação de jovens oriundos das dioceses fronteiriças da Guarda e Ciudad Rodrigo.

“Estamos entusiasmados por receber os símbolos e pela possibilidade de peregrinarem por toda a Espanha”, referiu Raúl Tinajero, sacerdote e responsável pela Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal de Espanhola. “Vai ser um momento para ir carregando as ‘pilhas’! Os nossos jovens vão-se animando e vão-se preparando para ir todos, com alegria e entusiasmo, a Lisboa”, destacou o religioso, citado pela agência Ecclesia.

Os símbolos da JMJ vão estar em peregrinação pelas dioceses de Espanha até 29 de outubro. A jornada chegará ao fim em Ayamonte, na diocese de Huelva, com uma Eucaristia às 18h30, menos uma hora em Lisboa, e com uma cerimónia de despedida, que chegará ao fim com a travessia dos símbolos no rio Guadiana, para Portugal.

A cruz da JMJ e o ícone de Maria já estiveram em peregrinação pelas dioceses de Angola e da Polónia. A peregrinação em Portugal deverá iniciar no próximo mês de novembro, estendendo-se até julho de 2023. A entrega dos símbolos que envolveu jovens portugueses e espanhóis teve lugar no último domingo, 5 de setembro. A JMJ vai realizar-se em Lisboa, em 2023.