Santuário de Fátima
Foto: EPA / Paulo Cunha

A sexta edição da Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária ao Santuário Fátima realiza-se este sábado, 18 de setembro. A jornada é dinamizada pela coordenação nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal, da Igreja Católica, que explica que podem peregrinar à Cova da Iria os reclusos que se encontrem em “condições de beneficiarem de licença de saída jurisdicional ou de licença de saída de curta duração”.

Além de reclusos, a peregrinação reúne aqueles que estiveram em reclusão, os assistentes espirituais e religiosos prisionais e colaboradores, voluntários prisionais, membros da Cáritas, dirigentes das prisões, guardas prisionais, técnicos que trabalham nas prisões, familiares de todas estas pessoas e simpatizantes da Pastoral Penitenciária.

A peregrinação terá início pelas 10h30, com o acolhimento, junto à Rotunda Sul, seguindo-se uma via-sacra até ao Calvário Húngaro. Pelas 12h30 terá lugar um almoço partilhado, no parque número cinco do Santuário de Fátima. Às 15h00 vai iniciar a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade. A presidir à celebração irá estar Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Após a Missa segue-se um momento celebrativo e de despedida, que irá decorrer na Capelinha das Aparições.