Cidadãos interessados em apoiar o regresso às aulas de alunos carenciados podem entregar material escolar no Centro Comunitário de Inserção (CCI), um equipamento da Cáritas de Coimbra em funcionamento na Baixa daquela cidade, ou contactar este espaço através do número 239 855 840 ou do email ccinsercao@caritascoimbra.pt.

Os donativos destinam-se aos alunos de agregados familiares acompanhados pelo Centro Comunitário de Inserção – “cerca de 88 famílias, com 82 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 19 anos”, que se encontram a frequentar “escolas públicas, no primeiro ciclo até ao secundário, e também em jardins de infância” – indica da Cáritas de Coimbra.

Podem ser doados “cadernos pautados e quadriculados, lápis de cor, canetas de feltro, lápis de grafite, esferográficas azuis, vermelhas e pretas, réguas, esquadros, compassos, mochilas, estojos, borrachas, tesouras, cola de batom e cola líquida”, tudo “materiais que fazem parte da lista de ‘compras’ para estas crianças”, explica o organismo humanitário da Igreja Católica.

Esta campanha de recolha de material escolar acontece no contexto do “Somos família”, um projeto criado “durante a pandemia, para dar resposta às necessidades de famílias que ficaram ou permaneceram em situações de extrema carência económica e fragilidade social”, refere a Cáritas.

Através desta iniciativa, os seus promotores pretendem contribuir para que crianças desfavorecidas possam ter um “início de ano letivo com o material escolar que necessitam”, de forma a que se possam sentir “mais integradas neste regresso às aulas”, contribuindo para que o regresso à escola possa ser “mais digno e com tudo o que precisam”. O Centro Comunitário de Inserção apela à “sensibilidade e solidariedade” da população para esta causa.