Foto: Lusa/EPA

A tomada de poder por parte do movimento fundamentalista talibã no Afeganistão está a ser acompanhada com muita preocupação por António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em comunicado, o responsável faz um “apelo ao talibã e a todas as partes, para exercerem contenção máxima para proteger vidas e garantir que as necessidades humanitárias sejam atendidas”.

António Guterres refere o atual conflito já levou milhares de pessoas a fugirem das suas casas, existindo relatos de “sérios abusos de direitos humanos e de violações nas comunidades mais afetadas” pelos atos violentos. O secretário-geral das Nações Unidas afirma esta “especialmente preocupado com o futuro das mulheres e das meninas” e frisa que é necessário proteger os direitos delas, que tão duramente foram alcançados.

O antigo primeiro-ministro de Portugal apela ao fim de todos os abusos, e pede ao movimento fundamentalista islâmico e a todas as outras partes, para “garantir que a lei humanitária internacional e os direitos e liberdades de todas as pessoas sejam respeitados e protegidos”.

De acordo com o secretário-geral da ONU, a necessidade de apoio humanitário cresce, à medida que o ambiente se torna mais estrito devido à escalada do conflito. Neste contexto, o responsável pede a todos os lados que assegurem que os trabalhadores humanitários têm acesso livre para distribuir apoios essenciais à população.

Guterres refere que a Organização das Nações Unidas mantém-se determinada em “contribuir para a paz, para a promoção dos direitos humanos, especialmente das mulheres e das meninas, e para fornecer ajuda humanitária vital e apoio crítico e todos os civis que precisam de assistência”.