Foto: Santuário de Fátima

A peregrinação aniversária de agosto ao Santuário de Fátima é marcada por um “ritual que este ano completará o seu 81.º aniversário”, e que diz respeito à “entrega de trigo a Nossa Senhora, no momento do ofertório da missa do dia 13 de agosto”.

De acordo com o Santuário de Fátima, este “gesto característico” desta jornada teve início a 13 de agosto de 1940, quando “um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica, de 17 paróquias da diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima”. Desde então, peregrinos de Portugal e do estrangeiro têm dado continuidade a este gesto.

O Santuário de Fátima lembra aos peregrinos que estão em vigência um conjunto de regras de segurança no contexto da covid-19, “devendo ser observado o distanciamento físico entre peregrinos que não provenham do mesmo agregado familiar, o uso obrigatório da máscara e a frequente higienização das mãos”. As entradas e saídas dos espaços encontram-se identificadas pelo que os fiéis devem respeitar as várias indicações sinaléticas.

Tagged: