Foto: Município de Barcelos

A Biblioteca Municipal de Barcelos conta agora com um novo espaço, designado “Constru(ir)”. A iniciativa surge no contexto do projeto “Barcelos a ler”, que tem como “missão reduzir e prevenir o abandono escolar precoce e promover a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade”, explicam os serviços de comunicação municipais.

A sala “Constru(ir)” é constituída por “oito espaços distintos”, dedicados à internet, à robótica e à programação, à realização de conferências, à modelação 2D, à costura e aos bordados, à multimédia, à modelação 3D, e a projetos. Nestas áreas tão diversas existem equipamentos tão variados como jogos e kits de robótica, um painel interativo, uma máquina de estampar, uma máquina de costura e bordar, máquina fotográfica, sistema de luz ambiente, e impressora 3D, entre outros.

Este projeto foi “aprovado no âmbito da bolsa de projetos com incidência municipal do PIICIE do Cávado”, conta com o “financiamento abrangido pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020)”, e, entre outros propósitos, visa “fomentar um trabalho em áreas como a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia, a Arte e a Matemática (CTEAM)”, refere o município de Barcelos. O espaço “Constru(ir)” é de acesso livre e gratuito. As pessoas interessadas em recorrer ao espaço devem manifestar essa intenção através do número 253 809 641 ou do envio de um email para construirbmb@cm-barcelos.pt.