Até ao próximo dia 15 de agosto a campanha “Há rio e mar, há lixo para transformar” vai passar por diversas praias dos municípios de Matosinhos, da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde. No âmbito desta ação, os “banhistas e a comunidade em geral terão acesso a informação sobre as boas práticas de prevenção e combate do lixo marinho”, explicam os envolvidos no projeto, em comunicado.

Além da divulgação de boas práticas ambientais, será entregue aos “banhistas um saco para colocarem os resíduos produzidos” na praia. À saída, os banhistas terão a possibilidade de se deslocarem até ao espaço “Há rio e mar”, para entregarem o “saco com os resíduos para reciclagem”. Em troca, “receberão um saco de pano com as dez dicas do ‘Guia de boas práticas’”, adiantam os promotores da iniciativa.

O projeto “Há rio e mar, há lixo para transformar” acontece no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono ‘Programa Ambiente’, do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1. Este é um projeto da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que visa a “mudança de comportamentos e prevenção do lixo marinho”, mostrando que é “imperativo preservar os oceanos”.