Já estão em funcionamento os Centros de Recursos Educativos para a Inclusão em Loulé e na Quarteira. Estes dois espaços destinam-se a crianças e jovens portadores de deficiência intelectual ou multideficiência, e deverão contribuir para “melhorar a capacidade de resposta na área da educação inclusiva e do ensino especial”, conforme destacam os serviços de comunicação da Câmara Municipal de Loulé.

O polo de Loulé localiza-se no Centro Paroquial e Social de São Clemente, “onde a paróquia cedeu quatro salas para o funcionamento das atividades”, e na Quarteira é também no centro paroquial daquela cidade, na Igreja de São Pedro do Mar, que se encontra localizado este novo espaço. Através deste serviço, são promovidas atividades “lúdico-funcionais, psicomotoras, fisioterapia, intervenção assistida por animais, psicodrama ou expressão artística”, assim como “ações de apoio à família/cuidadores”.

A equipa é constituída por “uma coordenadora técnica, uma coordenadora de recursos, uma professora do ensino especial, uma técnica de desporto, uma psicóloga e cinco assistentes operacionais”. Existem ainda “técnicos especializados na área da fisioterapia, terapia da fala e psicologia e da intervenção assistida por animais”.

Tagged: