Depois de ter sido cancelado em 2020 devido à covid-19, o Curso de Missiologia está de regresso este ano, mas em formato online, como medida de contenção da pandemia. Conforme é habitual, a iniciativa vai decorrer na última semana de agosto, entre os dias 23 e 28, das 09h00 às 13h00. Em 2021, a formação vai decorrer sob o tema “Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos”.

O Curso de Missiologia realiza-se em dois anos, apresentando aos formandos as “bases bíblico-teológicas da missão ad gentes”, fazendo referências às “etapas mais importantes da história da evangelização e da dimensão missionária” e preparando os participantes para os “desafios da interculturalidade e do diálogo inter-religioso”, explicam os promotores da iniciativa.

A formação é especialmente destinada a membros de institutos missionários religiosos, sacerdotes diocesanos, missionários, seminaristas, estudantes de teologia, candidatos ao laicado missionário, voluntários da missão, catequistas, jovens, e “todos aqueles que desejam aprofundar e alicerçar a sua fé no diálogo com o mundo e os desafios atuais da Igreja”.

Este ano, o curso vai incidir sobre temas como a missão em São Paulo, a evangelização na época dos descobrimentos, o caminho da interculturalidade, os jovens e a missão, o sentido da peregrinação e a encíclica Fratelli Tutti. A formação resulta de uma iniciativa dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), que conta com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP). As pessoas interessadas em participar podem proceder à sua inscrição até ao próximo dia 16 de agosto. O programa da formação encontra-se disponível online.