Foto: Lipor

Vinte e quatro mil e seiscentos utilizadores depositaram “633.541 embalagens”, correspondentes a “50 toneladas de resíduos valorizáveis”, numa máquina de resíduos do projeto “Reciclar para ganhar”, que se encontra instalada no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim, há dois anos e meio.

Através desta máquina foram entregues, desde 2018, “5200 talões de desconto” às pessoas que depositaram materiais como garrafas de água, de refrigerantes, de iogurtes líquidos, assim como pacotes de sumo ou de leite, latas de refrigerantes e embalagens de vidro.

Os pontos obtidos através da deposição das embalagens vazias “podem ser trocados por descontos no Mercado Municipal e no Clube da Praia, por bilhetes de cinema no Cine-Teatro Garrett, por entradas na Varzim Lazer, bilhetes de metro, estacionamento gratuito à superfície ou por livros”, explicam os serviços de comunicação do Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR). A máquina de resíduos foi instalada no contexto do projeto “Reciclar para ganhar”, desenvolvido pela LIPOR e pelo município da Póvoa de Varzim.