Covid19 America Latina
Foto: EPA / Paolo Aguilar

O conselho de administração da Fundação Populorum Progressio, um organismo da Santa Sé que tem como lema “Atuar agora para o futuro”, aprovou o financiamento de 104 projetos de desenvolvimento humano integral e 28 projetos de ajuda humanitária, através de programas de doação de alimentos, em 23 países da América Latina e das Caraíbas, num gesto da caridade do Papa e da solidariedade da Igreja Católica.

Em comunicado, os responsáveis por este organismo explicam que este programa alimentar “responde ao desejo” do Papa Francisco em envolver a instituição “no trabalho de ajudar as Igrejas locais, através da ‘Comissão covid-19 do Vaticano’”. “Diante da magnitude das necessidades, todas estas ajudas pretendem ser um gesto da caridade do Papa e da solidariedade da Igreja, e um encorajamento e um apelo a todos os cristãos e pessoas de boa vontade”, refere o organismo da Santa Sé.

O apoio a estes projetos foi determinado na reunião anual do conselho de administração da fundação, que decorreu online, no passado mês de junho. O encontro contou com a presença de membros de delegações das instituições que financiam estes projetos humanitários, nomeadamente a Conferência Episcopal Italiana, a Cross Catholic Outreach (EUA) e Manos Unidas (Espanha).