As minhas fotografias de viagens tiradas na natureza têm sido um consolo durante este tempo. Enquanto caminhava ao longo do Rio Tejo, em Lisboa, senti que a brisa fresca inspirava vida no meu corpo fatigado e na mente cansada, não só pelo sol quente, mas também pelas preocupações normais da vida. Quando decidi fazer uma peregrinação a Fátima, um dos privilégios foi experimentar a natureza enquanto caminhava ao longo do rio, vendo o sol nascer por cima dele, assim como os seus estuários a fluir para se encontrarem com o oceano Atlântico. Caminhando por pinhais sobre colinas, planícies de oliveiras e figueiras, Portugal rural é um refúgio para os amantes da natureza.

Todas as vezes que não viajo para lugares distantes para uma pausa, encontro sempre maneiras de escapar ao ritmo acelerado da cidade de Nairobi, no Quénia. Adoro refugiar-me na natureza. Os meus locais favoritos são o Arboretum de Nairobi e a Floresta Karura. Considero-me sortuda, uma vez que vivo num lugar onde a floresta natural ainda está intacta, a poluição é mínima e a vista da savana das pradarias em colinas ondulantes é de tirar o fôlego.

O confinamento ajudou-me a apreciar a natureza mais do que costumava fazer. Trabalhar em casa deixa mais tempo nas minhas mãos e, com isso, posso dar-me ao luxo de apreciar o pôr-do-sol quase todos os dias, ficar à chuva e ver o arco-íris sempre que aparece uma oportunidade, cultivar mais plantas, legumes, flores e árvores no jardim. Permitir-me sujar tocando a terra, apanhar chuva, sentir o sol e as brisas na minha pele fez-me sentir mais relaxada e melhorou a minha qualidade de sono. Montar a minha secretária ao ar livre para ter uma vista das colinas azuis é um contraste acentuado ao de trabalhar a partir de um canto minúsculo num escritório ou apartamento que me deixa afastada da luz natural do sol.

Nem todos terão o privilégio de experimentar diariamente o ar livre e a natureza. Isso porque muitos de nós vivemos agora em grandes cidades, onde o custo de vida faz coisas naturais, como plantar um jardim, tornarem-se um luxo para os ricos. Dar um passeio na natureza tornou-se agora um passatempo para o qual temos de agendar tempo e, provavelmente, pagar. Isto faz-me pensar se a natureza está a tornar-se tão escassa que temos de a comprar? Ou estamos tão desligados da natureza que muitos já não interagem com coisas simples como árvores, rios ou mesmo o sol?

Ao celebrarmos o Dia Mundial do Ambiente a 5 de junho é importante ver o panorama geral do nosso ambiente e da nossa mãe terra. Não é só com as árvores e os rios que precisamos de nos preocupar. Os nossos hábitos diários afetam muito a forma como nos preocupamos com o meio ambiente. A comida e a água que usamos nas nossas casas são alguns dos maiores salvadores ou destruidores da natureza, dependendo da nossa responsabilidade sobre a forma como os usamos.

Vamos falar sobre comida e ambiente
A emoção que me atravessou o coração quando li sobre o desperdício alimentar do mundo foi um choque! Como é possível que a comida suficiente para alimentar a África subsariana possa apodrecer algures numa lixeira, alimentando a atmosfera com um cheiro nauseabundo?

Há alguns anos, quando era repórter júnior, numa viagem de trabalho com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para Isiolo, no Quénia Oriental, testemunhei fome. Milhares de famílias que viviam num refúgio dependiam de ajuda alimentar. A maioria das crianças estava subnutrida. Demasiado fracas para brincar ou chorar. De outra forma, elas poderiam ser brincalhonas e gratas se alguém não despejasse comida. De acordo com um relatório do PNUA de 2021, estima-se que em 2019 foram geradas cerca de 931 milhões de toneladas de resíduos alimentares, 61 por cento provenientes de famílias, 26 por cento provenientes do serviço alimentar e 13 por cento do comércio a retalho. Isto sugere que 17 por cento da produção alimentar global total pode ser desperdiçada (11 por cento nas famílias, cinco por cento no serviço alimentar e dois por cento no retalho). Infelizmente, confesso que mesmo em minha casa há alturas em que desperdiçamos pão ou a nossa refeição de milho chamada “ugali”.
Pode ser impossível enviar comida da sua despensa para o leste do Quénia, onde as crianças dormem de estômago vazio durante meses. Como podemos partilhar o excedente das nossas refeições? Acredito que uma solução simples pode ter um grande impacto, como reduzir a quantidade de comida que despejamos dos nossos pratos.

O que podemos fazer em relação ao nosso consumo alimentar para salvar o ambiente?
A equação do desperdício alimentar é algo deste género: desperdiçamos muito, porque consumimos muito menos do que compramos. Se comprarmos menos cumulativamente, então a oferta aumentará artificialmente. O aumento da oferta significa preços mais baixos. Isto facilitará o acesso de mais pessoas aos seus mercados locais.
A minha equação ou teoria do desperdício alimentar pode não ser muito sólida do ponto de vista económico, mas o sentido que acredito que todos podemos tirar disto é que precisamos de fazer tudo o que for preciso para evitar o desperdício, especialmente reduzindo a quantidade de restos dos nossos próprios pratos. Num mundo real, seria impraticável transportar restos de perecíveis das nossas cozinhas para um vizinho distante. Pode até ser visto como humilhante dar restos a um vizinho mais pobre depois de comermos quanto quisermos. Então, encontrar uma maneira digna de chegar aos 900 milhões de pessoas famintas do mundo é um assunto sobre o qual todos precisamos de refletir.
A abordagem da ajuda alimentar cliché é um paliativo. E isso não quer dizer que a ajuda alimentar seja inútil, mas que temos de admitir que não resolve totalmente o problema. O desperdício alimentar é igualmente prejudicial para a mãe natureza. Inger Andersen, diretor executivo do PNUA, disse – “Se a perda de alimentos e o desperdício fossem um país, seria a terceira maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa. O desperdício alimentar também sobrecarrega os sistemas de gestão de resíduos, agrava a insegurança alimentar, tornando-o um dos principais contribuintes para as três crises planetárias das alterações climáticas, da perda de natureza e biodiversidade e da poluição e desperdício”.

Alguns mercados alimentares que alimentam a poluição
Markiti é um mercado de vegetais frescos em Nairobi. É infame por um ar fedorento que atinge fortemente o nosso nariz. Crianças de rua esfomeadas muitas vezes procuram estas frutas e vegetais em decomposição para sobreviver. Muitas pessoas mais marginalizadas, que não conseguem alcançar os restos, infelizmente, passam fome. Pelo menos 20.000 delas morrem por ano em todo o mundo.
Os comerciantes do mercado de Markiti dizem que a sua principal preocupação é a falta de instalações de armazenamento. Durante a minha visita ao mercado, quase não encontrei espaço para andar. Tive de empurrar multidões, carrinhos e sacos de mantimentos, deitados no chão sujo. A maior parte do mercado é alcatifada com restos de frutas e legumes. Pode-se sentir os seus sucos a esguichar debaixo dos pés enquanto se pisam mangas e laranjas espalhadas pelo chão. Os comerciantes perdem perto de metade dos seus bens. Tony Wambua refere – “Trago quatro sacos de cebola, só vendo dois, os outros dois vão para o lixo. Não tenho como guardá-los”. Os estômagos vazios do mundo não surgem devido à produção alimentar que está a falhar, mas porque as tendências de abastecimento, armazenamento e consumo são defeituosas.

Por último, pense na água
Há torneiras e canos que escorrem constantemente em sua casa desperdiçando água? Há enormes atividades de desflorestação levadas a cabo por empresas que muitas vezes não conseguem reflorestar? No Quénia, por exemplo, a cobertura florestal tem vindo a diminuir constantemente devido à desflorestação relacionada com a invasão humana na floresta Mau. Mas mesmo quando as autoridades tentam parar a povoação em terras florestais, o conflito resultante torna-se mais difícil de resolver à medida que as secas aumentam e mais florestas se extinguem.

Texto: Frenny Jowi, jornalista e consultora de media