idosos inclusão
Foto: Lusa

Está em curso um projeto-piloto destinado à implementação da Academia Sénior ANGES Solidária (ASAS). A iniciativa envolve a Associação Nacional de Gerontologia Social, a Câmara Municipal de Braga e diversos parceiros.

No âmbito desta iniciativa, os idosos “terão acesso a um conjunto de atividades online, em direto ou gravadas, disponibilizadas por profissionais de diversas áreas, numa plataforma específica e adaptada à população-alvo”, refere o município de Braga, adiantando que o projeto “será acompanhado por técnicos, capazes de diagnosticar, atenuar ou referenciar todos os que precisem de intervenção”.

O objetivo é “manter os idosos ativos, combater a solidão e atrasar ou evitar a institucionalização dos mesmos através do acesso a ferramentas virtuais, que permitam ao idoso ser estimulado a partir de casa e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade de vida”, explicam os serviços de comunicação do município de Braga.

Até ao final de setembro, pessoas que residam no concelho de Braga, que tenham mais de 55 anos, que se encontrem em situação de desemprego ou reforma, e que disponham de um computador com câmara, microfone, colunas de som e internet, podem manifestar a sua intenção de participar neste projeto através do envio de um email para silvia.silva@anges.pt.