Este verão, a população vai ter a oportunidade observar de forma gratuita aves como chilretas, colhereiros, garças ou pilritos, através de telescópios instalados para esse efeito na Praia de Faro e na Ilha da Culatra, no sul de Portugal. A iniciativa vai ser dinamizada pelos especialistas do “Life Ilhas Barreira”, um projeto que tem como propósito avaliar a resiliência das Ilhas Barreira às alterações climáticas.

No âmbito deste projeto é ainda desenvolvido um trabalho com os pescadores, de forma a evitar que as aves marinhas sejam capturadas acidentalmente nas artes de pesca. O programa tem também como propósito estudar a dinâmica entre as gaivotas e as dunas, e avaliar a existência de medidas de conservação.

A observação das aves terá lugar dias 12 de junho e 7 de agosto, junto ao Centro Náutico de Faro, e nos dias 10 de julho e 11 de setembro, na Ilha da Culatra, entre as 09h30 e as 12h30. O projeto “Life Ilhas Barreira” é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e cofinanciado pelo programa “Life”, da União Europeia.

Tagged: