Relatório das Nações Unidas lança um alerta sobre a falta grave de alimentos em 40 países. a situação carece de ajuda internacional urgente.
Relatório das Nações Unidas lança um alerta sobre a falta grave de alimentos em 40 países. a situação carece de ajuda internacional urgente. a FaO (agência das Nações Unidas para a agricultura e alimentação) acaba de indicar, a 9 de Outubro, que 40 países enfrentam uma situação de urgência alimentar. Precisam de ajuda internacional urgente. O Darfur, no Sudão, é a situação mais grave.
a crise no Darfur é o problema humanitário mais urgente. a situação alimentar já precária pode piorar se a deterioração da segurança perturbar a colheita principal, que deverá iniciar nas próximas semanas, lê-se no relatório das Nações Unidas.
a FaO calcula que a produção de cereais em 2006 vai diminuir de oito milhões de toneladas em relação a 2005. Em certas zonas da África oriental, as inundações, as chuvas irregulares e as migrações das pessoas devido aos conflitos deterioram a situação alimentar, esclarece o relatório. É o caso da Somália, que enfrenta uma severa crise alimentar.
Chade, Libéria, Serra Leoa, Costa do Marfim, Guiné são outros países com graves dificuldades. a África austral também precisa de ajuda alimentar, apesar de uma certa melhoria nas colheitas. a sida, o desemprego elevado e o fraco poder de compra são factores que agravam a situação.
a mesma visão aplica-se a vários países asiáticos, como a Coreia do Norte e China. No Iraque, o conflito e a insegurança fazem com que milhares de pessoas fujam. a situação agrava-se com a seca e as temperaturas elevadas fora do normal que comprometeram a produção alimentar no afeganistão e na arménia.