Com o objetivo de evitar o desperdício alimentar e apoiar as pessoas mais carenciadas, o movimento Refood Leiria está neste mês de junho a angariar voluntários para a abertura de um novo turno solidário, que terá lugar entre as 22h00 e as 24h00, de domingo a quinta-feira. A iniciativa deverá contribuir para ampliar a ajuda alimentar nesta cidade do país.

Em comunicado, o Refood Leiria refere que no último ano, apesar de todos os constrangimentos provocados pela pandemia, recolheu “42 toneladas de alimentos” que deram origem a “mais de 85 mil refeições, que foram distribuídas, em média mensal, por 32 famílias (72 pessoas) carenciadas e oito instituições parceiras”. O movimento destaca que tal só foi possível “graças à colaboração preciosa de todos os parceiros e voluntários”.

No contexto deste movimento solidário, os “funcionários dos restaurantes investem alguns minutos a guardar a comida excedentária em vez de a deitar fora”, e os voluntários “investem algumas horas, uma vez por semana, para recolher, preparar e distribuir refeições”. A iniciativa tem como mote “Aproveitar para alimentar”. As pessoas interessadas em dar o seu contributo para esta nova etapa do Refood Leiria podem proceder à sua inscrição online.