O “Coronavírus e os seus efeitos no relacionamento com o ambiente e a sociedade” é o tema da quarta Mostra de Cartoons de Faro, um evento também conhecido como “Fartoon”. A exposição é dinamizada pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, que explica o contexto em decorre a iniciativa.

“Vivemos momentos excecionais! De um momento para o outro, vimo-nos obrigados a reajustar o nosso modo de vida e coabitar com a ansiedade diária despoletada por um mar de incertezas causadas pela pandemia. O impacto do coronavírus ainda está por definir e acredita-se que levaremos algumas décadas para interpretar o real significado desta pandemia global nas nossas vidas”, referem os organizadores da mostra.

Este ano, os artistas foram desafiados a explorar os efeitos sociais, económicos, políticos, culturais e ambientais da Covid-19, assim como a sociedade que poderá surgir após a pandemia. Nesta edição registou-se o maior número de inscritos de sempre, alcançando 271 trabalhos de 26 países. Para a “Fartoon” foram selecionados 65 trabalhos finalistas, que podem ser conhecidos na Delegação de São Pedro da União de Freguesias de Faro até ao próximo dia 31 de junho, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h30. A mostra foi inaugurada no passado dia 1.