O Dia Mundial da Abelha é assinalado esta quinta-feira, 20 de maio. A efeméride é uma ocasião para lembrar a importância destes insetos. Numa mensagem dedicada à data, a Organização das Nações Unidas (ONU) refere que é necessário travar a perda de biodiversidade e a deterioração dos ecossistemas, conforme preveem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As abelhas e polinizadores como as borboletas, morcegos e colibris encontram-se cada vez mais ameaçados devido à ação humana. A vida destes insetos é considerada essencial para que possa continuar a ser possível uma interação saudável entre o meio ambiente e todos os seres vivos.

A Organização das Nações Unidas destaca que a atividade dos polinizadores contribui para a segurança alimentar, e é também essencial para a conservação da biodiversidade. Este ano o Dia Mundial da Abelha é assinalado com mote “Empenhados com as abelhas: reconstruir o melhor para elas”. Nas redes sociais, a data é assinalada através de publicações com as hashtags #WorldBeeDay e #Savethebees.

1 comment

Comments are closed.