Foto: Sul Informação

Cabines telefónicas antigas estão a ser transformadas em lugares de leitura e instaladas de norte a sul de Portugal. Uma destas estruturas foi recentemente colocada no Largo da Mó, em Portimão, uma área de grande tráfego pedonal. A estrutura será gerida pelos serviços da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e estará ao dispor dos cidadãos de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

O equipamento tem como mote “Levar, doar, ler, devolver”, e deverá tornar-se num contributo para dinamizar a Rua do Comércio, tornando os livros mais próximos e acessíveis da população. Não serão impostos prazos de entrega aos leitores, e não haverá penalização para leitores que demorem mais tempo a percorrer as páginas dos livros que têm em sua pose.

Nestas cabines de leitura encontram-se à disponibilidade da população livros de diversos géneros literários, todos eles doados por editoras, livrarias, pela comunidade local ou visitantes. Cada livro tem um marcador que identifica a iniciativa, para que os leitores se recordem da sua responsabilidade de o restituir, destacando que este é um projeto que depende dos leitores para estar em funcionamento.

Esta iniciativa de adaptação de antigas cabinas telefónicas é dinamizada pela Altice Portugal. A cabine de leitura de Portimão entrou em funcionamento na última quarta-feira, 12 de maio, numa parceria entre a Fundação Altice Portugal e a Câmara Municipal de Portimão.