A pensar em todos aqueles que se deslocam ao Santuário de Fátima para participar na Peregrinação Internacional Aniversária dos dias 12 e 13 de maio, o templo da Cova da Iria divulgou um vídeo onde, ao longo de quase três minutos, apresenta um conjunto de indicações, sob o mote “Uma peregrinação segura”.

Através da visualização deste vídeo, os peregrinos podem conhecer as diversas entradas que dão acesso ao recinto de oração e tomar conhecimento das regras a que vão estar sujeitos, como a desinfeção das mãos. O vídeo alerta também os fiéis para existência de diversas setas de orientação, as quais devem ser cumpridas, e para presença de acolhedores que terão a missão de encaminhar os fiéis até ao recinto de oração.

No decorrer das celebrações, os peregrinos deverão manter a máscara de proteção facial, permanecer num círculo representado no recinto de oração, e ficar nesse local até ao final da celebração, inclusive durante a comunhão. Serão os ministros extraordinários da comunhão a ir ao encontro de cada peregrino. Em cada círculo desenhado no pavimento “só podem ficar pessoas do mesmo agregado familiar”, lembra o Santuário de Fátima, adiantando que no final da celebração “cada peregrino deverá sair pela zona por onde entrou, mantendo as distâncias físicas”.

O vídeo “Uma peregrinação segura” é protagonizado por “dois dos acolhedores do santuário”, os quais têm a missão de “acolher todos os peregrinos”. Os acolhedores deixam um apelo aos fiéis – “Queremos que venham em segurança. Contamos com a vossa colaboração, como sempre. Tenham uma peregrinação segura”.

Texto: Juliana Batista

Tagged: